terça-feira, 5 de junho de 2012

Atividade - 4.3 Relato de experiência de uso da mídia na educação.

O uso das tecnologias depende de como a prática pedagógica é realizada, servindo somente para transmitir conhecimento ou nos impor um novo desafio, de como usá-las para novas transformações.
    Cabe à escola transformar-se de simples transmissora de conhecimentos e proporcionar ao aluno os meios necessários para aprender a obter a informação para construir o conhecimento e adquirir competências, desenvolvendo simultaneamente o espírito crítico.  Para isso precisamos nos apropriar do uso dos meios tecnológicos de maneira saudável com a responsabilidade de fazer uma transformação para melhoria da qualidade de vida dos indivíduos.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Atividade 4.2- Repositórios educacuinais de material multimídia.

Os sites ( Cineduc, Portal do Professor, Porta Curta, TV Escola) oferecem ao professor inumeras  sugestões bem como: elaborar uma aula, videos interessantes, palestra, pesquisa rápida tudo para enriquecer a nossa prática pedagógica, possibilitando maior aprndizado aos nosssos educandos.

Atividade4.1 - Conhecendo objeto multimídia.

Ao assistir os vídeos sobre novas formas de comunicação, observou-se que há uma enorme gama de como produzir obras de artes sem muito recursos tecnológicos usando apenas expressões corporais para produzir sons e imagens basta usarmos a nossa criatividade para enriquecer nossas aulas deixando-as mais atrativas e interessantes. Dessa forma fica mais fácil para os professores inovar em suas práticas planejando e criando juntamente com seus alunos vídeos simples, usando apenas câmera digital webcan e Windows Moive Maker.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Atividade - 3.5 - Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo.

Todos os conceitos desenvolvidos no projeto estavam inseridos no currículo formal da escola, onde os alunos vivenciaram o uso das tecnologias que constituem parte do mesmo o qual deve ser construído a partir do projeto político pedagógico da escola para determinar os objetivos da educação escolar, propondo um plano de ação adequado para a execução dos objetivos, organizando seus caminhos e orientar para a prática sobre o que, quando e como ensinar, e sobre o que, quando e como avaliar, viabilizando a sua operacionalização, orientando as atividades educativas e as formas como executá-las.

domingo, 13 de maio de 2012

Atividade 3.1 - Software Hagaquê

O software Hagaquê é um editor de histórias em quadrinho com fins pedagógicos, que foi desenvolvido para facilitar o processo de criação de uma história em quadrinhos que pode ser usado por qualquer pessoa com recursos que possibilitam inúmeras criações. Hagaquê além de ter caráter lúdico, auxilia no processo ensino-aprendizagem dos mais diversos conteúdos, é uma excelente ferramenta no dia-a-dia do professor.

Atividade 3.1 - Minha prática em sala de aula.

Desenvolvo minha prática de sala de aula com meus alunos sempre de forma dialógica, para que desta forma, “diminua as distâncias” entre o aluno e a minha pessoa e dessa forma deixando o aluno menos tenso para expor suas dúvidas. Procuro sempre ouvir e respeitar a individualidade de cada um, pois nós temos nossos conhecimentos prévios, os quais podem ser compartilhados em sala. Além disso, busco ampliar esses conhecimentos sempre com questionamentos para que os mesmo busquem resposta e soluções. Além das discussões em sala a respeito de determinados assuntos, sempre que possível, busco enfatizar a importância da tecnologia para a ampliação dos conhecimentos aplicados, já que hoje ela faz parte do cotidiano das pessoas.  Dessa forma permito que os alunos percebam que as ferramentas tecnológicas servem também para obter informações importantes sobre os assuntos expostos.

Atividade 3.1 - Contextualizando a mudança.

                Mediante a leitura do texto de Pedro Demo, o que podemos refletir sobre a questão dos desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola, é que em nossa prática pedagógica procuramos acompanhar as mudanças que chegam diariamente de maneira avassaladora em nossas vidas. A prática do diálogo é algo que faz parte da rotina de qualquer educador. Cremos que nenhuma prática docente ocorre sem o diálogo, mas é certo, que o diálogo que praticamos com os nossos educandos nem sempre é o que é desejado por eles. Seria utopia dizermos que tudo o que acontece em nossas salas de aula é o que é esperado pelos alunos. Na atual conjectura que nos encontramos nem sempre conseguimos atingir o ensino ideal para os mesmos. Uma regência multimodal assim como enfoca Demo, certamente ainda está meio distante da nossa realidade.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Atividade 2.10 - Navegando pela wikipédia e pelo wkicionário

Wikipédia é uma enciclopédia online multilíngüe livre e colaborativa que traz informações necessárias para o conhecimento em vários idiomas e significados escritos por pessoas do mundo inteiro voluntariamente e, nela podemos publicar artigos possibilitando ainda a correção ortográficas, podendo o leitor editar qualquer arquivo a sua maneira, sem correr o risco de errar, sendo assim, tudo que for feito poderá ser corrigido ou desfeito. Por ser uma coleção de muitas páginas interligadas e cada uma delas pode ser visitada e editada por qualquer pessoa. O que deixa bastante prático a reedição e futuras visitas, tornando mais democrática e simples para qualquer pessoa acessá-la mesmo sem conhecimentos técnico. O wickcionário também é um documento colaborativo de conteúdo livre que tem como objetivo descrever todas as palavras de todos os idiomas e qualquer pessoa pode salvar, alterar e publicar variadas definições. Foi muito interessante navegar por estes sites, são instrumentos de grande valia e, aliados ao processo educativo sem sombras de dúvidas geram resultados valiosos e satisfatórios para o ensino aprendizagem.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Atividade 2.4 - Conceituando hipertexto coletivamente

Ao assistir o vídeo, percebeu-se muitas formas de textos virtuais com vários efeitos especiais bem como: alterações em seus formatos e sonorizações relacionada as imagens, e os elementos que mudam o processo de leitura são os efeitos especiais e essas mudanças certamente afetam o modo como ensinamos e aprendemos de forma lúdica e prazerosa.

2.3 - Conceituando hipertexto

Segundo a Enciclopédia Livre, hipertexto é um texto eletrônico dentro de outro texto na forma de bloco que agrega uma série de textos conectados entre - si que abre janelas facilitando a navegação entre os internautas. Dessa forma permite ao leitor outros documentos do texto utilizado pela mídia em que se inserem links de navegação em palavras-chaves, possiilitando ao usuário acessar num grau de interatividade que ultrapassa a barreira da leitura plana e linear, tornando um elo entre as pessoas e unidades textuais realizando assim a compreensão da leitura.

Atividade 2.2 - Experiência de navegar livremente


Ao navegar livremente por hipertexto, constatou-se várias definições sobre o termo, que remete a um outro texto em forma digital agregado a outros conjuntos de informações, com várias entradas onde o navegador/ leitor escolhe seus links facilitando assim uma boa leitura.
Um fato importante é que este tipo de recurso exige muita atenção do leitor, visto ser ele quem escolhe a própria trajetória de leitura por meio dos links promovendo a ampliação de informações que o usuário necessita para compreender o tema que busca.

Atividade 2.1 - Navegação em hipertexo

O portal do professor indica vários caminhos que nos levam a buscar conhecimentos de forma rápida interessantes e criativas. Além disso proporciona pesquisas , informações e interações com outros meios tecnológicos

Atividade1.6 - Minha Webquest

O uso das tecnologias na sala de aula

Atividade 1.5 - Mapa conceitual

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Atividade 1.4 Pesquisa na Escola.

Atividade 1.3 O papel da escola diante das novas tecologias.

 De acordo Ladislau, a escola precisa repensar seu papel diante da atual explosão do universo do conhecimento e das tecnologias correspondentes. Que precisamos de uma escola um pouco menos lecionadora, e mais organizadora dos diversos espaços de conhecimento que hoje se multiplicam com televisão, internet, cursos de atualização tecnológicas e outros. Por isso é que, a simples inserção de novas tecnologias, na escola tal como, laboratórios de informática, entre outros tipos de mídia não garantem as condições básicas e fundamentais para a melhoria da qualidade do ensino e a transformação da própria entidade, se o professor não estiver preparado para lidar pedagogicamente com os mesmos

Atividade 1.2 Quem sou como professor e aprendiz.

Como professor e aprendiz diante das novas realidades tecnológicas, além de ensinar orientar, estimular e incentivar meus alunos a descobrir suas potencialidades, devo dar tudo de mim em prol do futuro deles, visto que somos a toda hora bombardeados com novas realidades virtuais bem como: MSN, Orkurt , faceBok e muitos outros.

Atividade 1.1 - Reflexões Iniciais

Curso: Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC (100h)
Unidade 1: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola.
Atividade: 1.1 – Reflexões Iniciais - em Dupla
Tutora: Deusiram de Sousa Barros Silva
Turma: A
Cursista: Albenize Dias / Domingas Teixeira
Unidade Escolar: Escola Especial “Estrela da Esperança”
Função que atua: Professora
Data: 07/03/2012

De acordo o autor do texto vivemos em uma sociedade em  que cada vez se aprende mais e  cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender.
Entretanto muitos conhecimentos que podem ser proporcionados aos alunos atualmente não apenas deixaram de ser verdades absoluta  em si mesmas, saberes insubstituíveis, como passaram a ter data de validade do mesmo modo que qualquer alimento  é acondicionado pronto para o consumo. Uma das metas essenciais da educação para poder atender as exigências dessa nova sociedade  da  aprendizagem  seria portanto fomentar nos alunos capacidade de gestão do conhecimento ou, se preferirmos de gestão metacognitiva já que,para além da aquisição de conhecimento pontuais concretos, esse é o único meio de ajudá-los a enfrentar as tarefas e o s desafios que os aguardam na sociedade do conhecimento.
Esse é um dos maioes desafios a ser enfrentados por nossos sistemas educacionais nas próximas décadas.Concordamos com o autor que é preciso mudar as formas de aprender dos alunos que requer também das formas de ensinar de seus professores. Por isso a cultura de aprendizagem só se tornará possíveis se houver uma mudança de mentalidade profundamente sobre aprendizagem e o ensino.
Em suma quem não poderá ter acesso as múltiplas formas culturais de representação simbólica socialmente construída pela nova cultura da aprendizagem e da informação do conhecimento, está socialmente, economicamente e culturalmente  empobrecido.Converter esses sistemas culturais de representação em instrumento de conhecimento requer aprimorar-se de novas formas de aprender e de relacionar-se com o conhecimento, e se  realmente acreditarmos que é possível outro mundo, e temos de acreditar nisso para desejá-lo é preciso investir no conhecimento e na própria aprendizagem.